2024: 10 ANOS DE ASSODAF
 
A DAF Caminhões completou 10 anos no Brasil em 2023; em 2024, a Associação Brasileira dos Distribuidores DAF - ASSODAF, é quem completa uma década de existência.
 
Relembre a nossa trajetória:
 
Diante do crescimento da Rede DAF, em 21 de janeiro de 2014, a ASSODAF deu início às suas primeiras atividades, com um quadro de associados composto por 13 Grupos Econômicos.
 
A primeira reunião ordinária realizada entre ASSODAF e DAF aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2014, um marco de definição de valores inerentes à cultura da Associação: a ética, a transparência, a confiança, o relacionamento e integração. Junto aos valores, somaram-se também as Premissas da Rede DAF: Crescimento e consolidação da Marca; Rentabilidade da Rede; Trabalho em conjunto com a DAF e União.
 
Ao longo destes 10 anos de história, a ASSODAF foi premiada por duas vezes, como “Associação de Marca do Ano” na Pesquisa FENABRAVE, nos anos de 2018 e 2019.
 
Foram criadas as Comissões Conjuntas entre Rede e DAF, com o objetivo de trazer melhorias e também aperfeiçoamento dos processos internos, sendo estas: Comissão Comercial, Comissão Pós-Venda Peças e Serviço, Comissão Tecnologia da Informação e Comissão de Ética. Também criados os canais de divulgação, via e-mail e WhatsApp, de comunicados e notícias do segmento de Caminhões.
 
Em 2023, a Associação deu um novo passo em sua história, com a concretização da abertura de sua sede própria, em Ponta Grossa - PR. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2024, após o imóvel passar por adequações e reformas em sua infraestrutura. O intuito é oferecer um local adequado para receber os Associados, a Montadora, as reuniões da Diretoria Executiva, Conselho Nacional, Comissões Conjuntas e também fornecedores.
 
Nos últimos meses, desde a chegada do Diretor Executivo Epaminondas Mendes, a ASSODAF tem marcado presença em visitas aos Concessionários e inaugurações da Rede DAF. Também vem participando de treinamentos promovidos pela fábrica e representando a Rede nos encontros da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - FENABRAVE. O objetivo é estreitar e fortalecer ainda mais o relacionamento da Associação tanto com sua Rede e com a DAF Brasil, quanto com outras Associações de Marca e com a FENABRAVE.
 
A ASSODAF sempre teve papel importante no diálogo entre Rede e Montadora, contribuindo e participando de momentos marcantes para a marca. Podemos citar entre estas conquistas conjuntas, a assinatura da Convenção da Marca DAF e de seu Primeiro Capítulo, o Código de Ética, ocorrida em 2023.
 
Na pauta de 2024 estão sendo planejadas visitas da Diretoria Executiva à Rede, em prol de estabelecer o benchmarking e soluções que agreguem valor aos negócios e a marca.
Outra inovação para 2024 é o lançamento do novo site e intranet ASSODAF. Serão implantadas metodologias de análises de dados e novos indicadores de desempenho da Rede DAF. As ferramentas já existentes serão readequadas e modernizadas.
 
Atualmente, a ASSODAF tem 15 Grupo Econômicos em seu quadro associativo, com atuação em 100% do território brasileiro, são eles: Alis, Avanthy, Barigui, Caiobá, Caminho, Du Gregorio, Eldorado, Fornecedora, MacPonta, Nissey, Nova, Sancar, Somafertil, Via Trucks e Vitória.

Logo Comemorativa


Logo Comemorativa
 
Para marcar os 10 anos de ASSODAF, atualizamos o nosso logo.
 
Segundo a designer Gisele Martins, a construção do selo se deu através da estilização do número 10 que, além de uma inclinação que traz dinamismo e movimento à marca, também recebeu um elemento em curva ascendente que faz referência tanto ao momento de evolução e crescimento da Associação ao longo desses anos de história quanto a uma estrada, já que se trata de uma marca voltada aos concessionários da Rede DAF.

Images